Henry Ford - Um pouco de História


No momento histórico da mudança do século, muitas avaliações e balanços foram feitas sobre o século XX. Entre os valores humanos de destaque, um homem não foi esquecido. Aliás, foi reconhecido, internacionalmente, como o empreendedor do século, especialmente pela sua contribuição para o desenvolvimento industrial, transporte, comunicação, bem-estar e lazer da humanidade. Ele é Henry Ford, fundador da Ford Motor Company.

O reconhecimento que o consagrou pelos seus ideais e trabalhos aconteceu na véspera do Natal de 1999, quando recebeu o título “post mortem” de “Empreendedor do Século”, num concurso internacional cujo júri foi formado por 133 jornalistas especializados de 33 países (inclusive quatro do Brasil).

 O curioso sobre Ford é que quando perguntamos a qualquer pessoa, quem inventou o automóvel? A resposta vem na ponta da língua: Henry Ford. Isso não é verdade, é tradição. A sua contribuição para a popularização do automóvel, através da produção em massa, graças à sua ideia de linha de montagem, foi tão forte que seu nome ficou definitivamente ligado à invenção do automóvel, uma das maiores revoluções industriais do século XX.

 Natural de Springwells Township, Condado de Wayne, Michigan, Henry Ford nasceu em 30 de julho de 1863, filho de imigrantes irlandeses, Mary Litogot Ford e William Ford. Apesar de ter nascido numa fazenda, passando a infância na vida rural, seus brinquedos eram as ferramentas, e nunca teve nenhum talento para as atividades do campo. O seu principal interesse era a mecânica. O espírito inventivo de Henry Ford já estava maduro quando tinha apenas 12 anos e passava suas horas vagas numa pequena oficina construída em sua casa por ele mesmo, onde desenvolveu a arte de criar. Aos 13 anos, conseguiu montar um relógio que funcionava.

Contrariando a vontade do pai, deixou a escola tradicional e foi ser aprendiz de mecânico, trabalhando nas oficinas de James Flower e, depois, na fábrica Detroit Dry Dock. Aos 17 anos celebrou seu primeiro diploma - mestre na arte da relojoaria. Durante três anos trabalhou com relógios o que aguçou ainda mais o seu espírito perfeccionista. Ainda adolescente já pensava como empresário e quase tornou realidade a ideia de produzir relógios. O principal da ideia não era só produzir relógios, mas milhões de unidades, em larga escala, para poder vendê-los a baixos preços. Aí estava o segredo da sua filosofia de vida: a produção em série para criar mercados de massa onde se ganha pouco em cada unidade, mas muito na quantidade.

Em 1879 surgiu a oportunidade de trabalhar na Westinghouse Company, como técnico de montagem e consertos de máquinas, onde permaneceu até 1881. Mais tarde, tornou-se empregado da Edison Illuminating Company, do inventor da eletricidade, Thomas Edison de quem seria, mais tarde, grande e inseparável amigo. Em 1888, casou-se com Clara J. Bryant com quem teve um filho, Edsel Bryant Ford (uma homenagem ao amigo Edison) nascido a 6 de novembro de 1893.

A carreira de Ford como construtor de automóveis começou no inverno de 1893, quando conseguiu fabricar um pequeno motor a gasolina de 1 cilindro. Para os testes do motor, ele o fixava a uma mesa na cozinha de sua casa, na Avenida Bagley, em Detroit e assustava os vizinhos com o barulho. Em 1896, nasceu o “Quadriciclo” o primeiro automóvel Ford da história, montado sobre chassi com quatro rodas de bicicleta e com um motor a gasolina de 2 cilindros.

  • O QUADRICICLO

No dia 4 de junho de 1896, às duas horas da madrugada, debaixo de chuva, Henry Ford dirigiu seu primeiro automóvel pelas ruas de Detroit. Na porta da casa, a esposa Clara observava...

  • SURGE A FORD MOTOR COMPANY

Até hoje, a biografia de Henry Ford se confunde com a história da própria empresa que ele criou. Ele não inventou o automóvel, mas com certeza foi o inventor da indústria automobilística...

  • A PRODUÇÃO EM SÉRIE

Embora a produção em série já fosse conhecida na época, pela primeira vez uma empresa se aproveitava de todas as suas vantagens para a fabricação de uma máquina de grande porte...

  • FORD MODELO T, O PRIMEIRO CARRO MUNDIAL, FOI ELEITO O “CARRO DO SÉCULO”

A história diz que o Ford T foi o automóvel que colocou os Estados Unidos “sobre rodas” e encantou os americanos. Fez mais: O “T” popularizou o automóvel e permitiu que o operário...

  • MODELO “A” - O MAIS ESPETACULAR LANÇAMENTO DA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA EM TODOS OS TEMPOS

Em 25 de maio de 1927, a mídia americana noticiou o fim da produção do imortal modelo T. A revolta do mercado foi grande. Milhares de cartas repudiavam a ideia. Henry Ford