Todos os lançamentos no Brasil de 1957 a 1992
FORD CORCEL (1968)

O Corcel, carro médio da Ford, foi produzido no Brasil entre 1968 e 1986.

A Willys estava, na época, desenvolvendo o projeto “M”, em parceria com a Renault, quando foi adquirida pela Ford. O projeto “M” deu origem ao Renault 12, na França e ao Ford Corcel, no Brasil, com carroceria diferente do modelo francês. Inicialmente, foi lançado como modelo sedan de 4 portas e, um ano mais tarde, numa versão de duas portas. Foi eleito o Carro do Ano, pela Revista Auto Esporte, em 1969, 1973 e 1979 tornando-se um dos dois automóveis tri-campeões dessa respeitada eleição.

Depois de quase uma década de pequenas mudanças, a Ford lançou, em 1978, o Corcel II, com a mesma mecânica, mas com uma nova carroceria totalmente remodelada, que, em nada lembrava a versão anterior. No ano seguinte, em 3 de maio de 1979, a Ford apresentou o protótipo experimental do Corcel II, seu primeiro veículo movido exclusivamente a álcool. Era o início da Era do Álcool.

No rumo das re-estilizações, em 1985, o Corcel ganhou a frente do Del Rey, lançado em 1981. Este modelo existiu até o ano de 1986, quando o Corcel teve sua produção encerrada.

Ficha Técnica – versão Corcel GT XP (1.4cc) – modelo 1971

Motor – 1.4 litros (1.372 cc), 4 cilindros em linha, 8 válvulas, dianteiro, longitudinal, carburador de corpo duplo, a gasolina; Potência -  85cv a 5.400 rpm; Torque – 11,6 kgfm a 3.600 rpm; Carroceria – Comprimento: 4.392  mm, Largura: 1.604 mm, Altura: 1.374 mm; Peso – 961 kg; Tração – dianteira; Câmbio – manual de quatro velocidades.

Ficha Técnica – versão Corcel II GT 1.6 –  modelo 1979

Motor – 1.6 litro (1.555cc), 4 cilindros em linha, 8 válvulas, dianteiro, longitudinal, carburador de duplo corpo a gasolina; Potência – 90 cv a 5.600 rpm; Torque – 13 kgfm a 4.000 rpm; Carroceria  - Comprimento: 4.468 mm, Largura: 1.662 mm, Altura: 1.345 mm; Peso – 960 km; Tração – dianteira ;  Freios – a disco sólido na dianteira e tambores na traseira; Câmbio – manual de 5 velocidades.

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